Jogos de Tabuleiro e as Inteligências Múltiplas

  • Vitor Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas RS.
  • Eduardo Meliga Pompermayer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas RS.
Palavras-chave: Jogos de tabuleiro no ensino, inteligências múltiplas, múltiplas habilidades

Resumo

A oficina de Jogos de Tabuleiro, que acontece no Instituto Federal - Campus Canoas, todas as sextas das nove horas às doze horas, já está no seu quarto ano de existência. Ela baseia suas atividades na teoria das Inteligências Múltiplas do psicólogo Howard Gardner (1983), a teoria apresenta sete tipos de inteligência. A inteligência visual e espacial, a inteligência musical, a linguística, a inteligência lógico-matemática, a interpessoal, inteligência intrapessoal e a inteligência corporal. Apesar de existirem tantas inteligências diferentes, o atual sistema educacional brasileiro ensina e exige principalmente as inteligências, lógico-matemática e a inteligência linguística, deixando de lado outras inteligências que são tão importantes quanto a lógico-matemática e a linguística. Esse modelo educacional é muito bom para estudantes que possuem aptidão natural para as inteligências cobradas pelo sistema, entretanto alunos que não possuem tal aptidão não conseguem êxito satisfatório. Diante disso, a oficina de Jogos de Tabuleiro propícia jogos de tabuleiro modernos com mecânicas que auxiliam no desenvolvimento das diversas inteligências, que são muito úteis para as vidas pessoais e profissionais. Os jogos de tabuleiro além serem ferramentas de ensino também são ferramentas de recreação, tendo em vista que quase todos os participantes frequentam a oficina em busca de diversão. Participam da oficina estudantes dos cursos integrados de ambos os gêneros, com em média 15 à 19 anos. Os jogos que serão usados em cada dia são escolhidos previamente pelo professor orientador e pelos bolsistas visando trabalhar alguma das inteligências e também, quando possível, tenha algum tema relativo a conteúdos de disciplinas propedêuticas presentes nos currículos do ensino médio. Por exemplo, eles podem ser tanto cooperativos como competitivos, trabalhando assim, as inteligências interpessoal e intrapessoal. Desta forma vemos que a oficina tem grande potencial no desenvolvimento dos alunos bem como dos bolsistas. O projeto também tem buscado parcerias que possibilitem a implementação de uma biblioteca de jogos permanente e disponível a todos no Campus. Essa biblioteca está sendo formada a partir de doações e de jogos que são construídos pelos bolsistas e pelo coordenador do projeto. Ao longo desses quatro anos de oficina foram coletados dados através de formulários eletrônicos e pretendemos continuar essas pesquisas, para possuir uma maior quantidade de dados para se chegar a uma conclusão com maior embasamento.

 

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio