Releituras machadianas

uma visão contemporânea de contos do século XIX

  • Eliana De Lemos Crestani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Sheila Staudt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Machado de Assis, Contos, Literatura

Resumo

Machado de Assis, considerado um dos maiores autores da literatura brasileira, foi responsável pela escrita de mais de 200 contos repletos de reflexões, sarcasmos, críticas, analogias e metáforas nas suas entrelinhas. Machado nos convida a ler o que não está escrito e nos fascina com isso. Entretanto, um dos maiores problemas dos docentes da disciplina de Língua Portuguesa é como demonstrar a genialidade de Machado de Assis  para os alunos do século XXI sendo que estes não estão habituados com a linguagem abordada nos textos de quase dois séculos atrás. Para resolver esse problema recorrente o projeto de Ensino “Releituras Machadianas" busca, desde 2016, aproximar o leitor contemporâneo, em especial os alunos dos segundos anos dos Cursos Técnicos Integrados do IFRS Canoas, aos contos escritos pelo bruxo do Cosme Velho através de curtas produzidos pelos próprios alunos, bem como da promoção semanal dos "Encontros com Machado". Os "Encontros" são realizados nos contraturnos com os alunos e são organizados pelas bolsistas do projeto, momento em que os contos de Machado de Assis são lidos e debatidos com os participantes. Durante reuniões já realizadas em 2019, foram lidos e debatidos com os participantes 14 contos machadianos. Aponta-se que a leitura de clássicos do século XIX pode se tornar muito próxima do leitor contemporâneo. Nos debates de cada "Encontro com Machado", os participantes percebem a vivacidade das histórias independente do tempo ou espaço em que foram criadas e passam a se questionar cada vez mais sobre os detalhes e curiosidades presentes na obra. Através da produção dos curtas, os estudantes do Ensino Médio demonstram conhecimento sobre a obra apresentada e maior entendimento do enredo, provocado pela aproximação entre as linguagens de outrora e da geração Z. Como resultados do projeto, houve a indicação do mesmo para o 5º Prêmio RBS de Educação de Incentivo à Leitura em 2017, estando entre os 3 melhores projetos de Escola Pública do RS. Além disso, desde 2016, há a realização do Festival Literário do IFRS Canoas para a premiação dos 3 melhores curtas-metragem ou “Releituras Machadianas” produzidos pelos alunos dos 2ºs anos dos Cursos Técnicos. Neste festival, acontece a entrega de um “machadito” em mdf - feito em parceria com o projeto POALAB do IFRS Porto Alegre - e um certificado aos melhores colocados.

 

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio