Formação continuada para professores de ciências

quem são os sujeitos das transformAÇÕES?

  • Tais Marangon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Canoas
  • Daniela Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Alexandre Tadachi Morey Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Professores, Ensino de Ciências, Formação continuada

Resumo

O curso de extensão TransformAÇÕES: um curso de formação continuada para professores de ciências da educação básica teve como um de seus objetivos conhecer a realidade  de professores de ciências da rede pública da região onde está localizado o IFRS – Campus Canoas, e buscar alternativas para qualificar o fazer profissional desses docentes, oferecendo um espaço para formação continuada. Destaca-se que a oferta de cursos como este está entre as finalidades dos Institutos Federais, que, de acordo com a lei 11.892 ( lei que cria os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia) propõe “qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino”. Neste contexto, este trabalho apresenta informações sobre a formação e a realidade de trabalho dos docentes que concluíram a formação oferecida, coletadas por meio de um questionário disponibilizado no moodle no primeiro encontro. O curso contou com 58 inscrições e participação inicial de 30 professores, com um total de 22 concluintes (80% de frequência ao longo dos 10 encontros) oriundos de Canoas, Esteio, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre e Sapucaia do Sul. Os concluintes assinaram um termo de consentimento para a divulgação dos dados coletados ao longo do curso, assim os dados aqui apresentados correspondem apenas ao grupo de concluintes, onde 21 responderam o questionário. Destes 18 são graduados, sendo 5 em Licenciatura em Química, 10 em Licenciatura em Ciências Biológicas, 2 em Licenciatura em Ciências da Natureza, 1 em Matemática, e 3 ainda estão cursando a graduação. Além disso, 17 são pós-graduados, sendo que 12 destes cursos são voltados a educação. Em relação à carga horária semanal de trabalho, 12 deles trabalham mais de 20 horas semanais, 4 menos de 20 horas semanais, e destes 13 trabalham em uma única escola e o restante em mais de uma. Cinco participantes não estão trabalhando no momento. Dentre os discentes que atuam em sala de aula, 11 estão atuando nas séries finais do ensino fundamental, 1 no ensino médio e 4 em ambas modalidades. Assim, destaca-se que o curso oportunizou um espaço de formação que permitirá a qualificação da prática docente no ensino de ciências em diferentes instituições públicas de ensino da região.

Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior