Rede Certific: uma análise sobre o processo de certificação de saberes adquiridos ao longo da vida

  • Bárbara Bühler de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Vanessa Petró Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz
  • Moniele Kunrath Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Resumo

A comunicação aqui apresentada refere-se aos primeiros resultados do projeto de pesquisa intitulado? Formação experiencial, reconhecimento e certificações: uma análise da Rede Certific no Rio Grande do Sul?. Este trabalho tem o objetivo de analisar a Rede Certific, a qual se constitui como uma política pública de inclusão social desenvolvida pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e Emprego em cooperação com outras instituições, tais como os Institutos Federais de Educação, desde 2009, cujo objetivo é atender trabalhadores jovens e adultos que estejam interessados em reconhecer e certificar saberes que foram adquiridos em processos formais e/ou não formais de aprendizagem. Trata-se de uma ação recente e diferente das demais desenvolvidas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, pois certifica saberes que não necessariamente tenham sido adquiridos na escola. Ainda dispõe-se de poucas análises sobre políticas públicas dessa natureza. Sendo assim, procura-se compreender a Rede Certific a partir da análise de documentos, tais como as diretrizes, as resoluções, os decretos e os editais relacionados ao Programa e coletados nos sites do Ministério da Educação e dos campi dos Institutos Federais. Os procedimentos metodológicos apontados permitem mapear a oferta de cursos que são certificados, os locais onde ocorrem as atividades desenvolvidas por cada campus do Instituto Federal envolvido com a ação, as eventuais parcerias com outras instituições e as diretrizes e princípios orientadores do Programa. Estes dados permitem realizar uma análise a partir dos conceitos de educação ao longo da vida e formação experiencial, identificando a fundamentação e as orientações da Rede Certific e como ela se situa no contexto das demais políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos. A maneira como o Programa está organizado procura valorizar os conhecimentos adquiridos no transcorrer das trajetórias de vida, diversificando, assim, as formas de certificação de conhecimentos, na medida em que pretende ampliar as formas de inclusão social da parcela da população que não teve acesso à educação formal ou não conseguiu permanecer na escola.

 

Palavras-chave: certificação, educação ao longo da vida, formação experiencial.
Publicado
2014-07-15
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio