Laboratório de Educação Matemática: um espaço para aprender a aprender

  • Bárbara Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Carina Loureiro Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de professores, Laboratório de Matemática

Resumo

O projeto de ensino LEMA - Laboratório de Educação Matemática visa tornar o espaçodestinado ao laboratório um ambiente de produção e divulgação de recursos e conhecimentos matemáticos, de modo a contribuir na formação de professores investigadores das suas próprias práticas e na qualificação das práticas docentes no ensino básico. Neste espaço, estudantes e docentes do curso de Licenciatura em Matemática podem construir materiais para suas aulas, facilitando seus ensinamentos, abrangendo
desde o ensino básico até o ensino superior. Além da construção de materiais, existem diversas ferramentas concretas que estão disponíveis para a retirada, como um empréstimo, que poderão ser utilizadas externamente ou internamente a instituição. Também disponibilizamos para discentes ou docentes inúmeras bibliografias de variados
autores conceituados. Além dos variados recursos que dispomos, é um espaço propício para o desenvolvimento pessoal dos alunos de nosso curso, trabalhando e/ou estudando junto com outros licenciandos de níveis e aprendizados diferentes, mostrando uns aos outros que os materiais concretos disponíveis no laboratório trazem uma forma diferente de
ensinar e aprender matemática, desmistificando assim os conteúdos, que vem por ora sendo visto como um “bicho-papão” em muitos locais. Como no Campus Canoas desfrutamos de um curso de Licenciatura em Matemática, esse ambiente é de extrema importância para que possamos experimentar, debater e criar novas ideias de nossas práticas, que iremos aplicar em um futuro breve, como por exemplo, em nossos estágios
curriculares, em uma apresentação para avaliação de um componente curricular ou em nossa sala de aula como professor titular da classe. Concluímos que esse lugar tem sido muito proveitoso para nós, como futuros professores, pois aqui planejamos, estudamos, aprendemos e usufruímos de materiais que estão disponíveis para todos. Temos alguns relatos de colegas que aproveitam do mesmo, o que lhes é muito gratificante, pois não é
em todas as instituições que existe um espaço onde possa testar suas práticas antes de aplicá-las definitivamente. Assim, no LEMA, compartilhamos os conhecimentos aprendidos durante a caminhada e aprendemos muito com nossos colegas e professores

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível superior