O (des)interesse de meninas pela ciência em uma escola pública de Canoas

  • Cassiane Plack Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Carina Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Mariana Duro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Simone Cerezer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Jaqueline Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: meninas na ciência, ciência no ensino básico, desigualdade de gênero na ciência.

Resumo

Quando analisamos com olhar crítico o papel das mulheres na sociedade, percebemos que ao longo da história suas funções eram resumidas ao cuidado do lar, dos filhos e do marido, enquanto os homens tinham de garantir o sustento da casa. Atualmente, além de realizar essas funções, as mulheres devem trabalhar, e isso implica com que não tenham tempo para dedicar-se aos estudos. Em vista disso, o projeto "Gurias Fazendo Ciência" foi criado para discutirmos ciência com  meninas do ensino básico e tentarmos mudar essa realidade, fazendo-as perceber que podem ser as próximas pessoas a descobrirem algo que revolucionará a ciência, por exemplo. Quando falamos de representatividade, estamos nos referindo a como é importante as professoras e cientistas encorajarem as meninas desde cedo a serem o que quiserem. Por essa razão, o grupo de estudos é formado por professoras e alunas do IFRS campus Canoas, que discutirão sobre diferentes áreas científicas com meninas estudantes da educação básica. Na primeira reunião decidiu-se a escola de aplicação da atividade, localizada em uma região de alta vulnerabilidade social de Canoas e possuindo alunos que estão à margem da sociedade, e a necessidade de criar um questionário que buscasse compreender como meninas e meninos entendem a ciência e o papel da mulher nesse campo. Pesquisas revelam que, graças a diversos fatores, o ensino médio possui os maiores índices de evasão escolar, sendo assim, optamos por realizar o projeto com alunas do 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, dos turnos da manhã e noite. Com intenção de realizar o pré-teste do questionário, este foi aplicado com os estudantes do 9º ano da tarde, e percebeu-se que haviam algumas melhorias a serem realizadas no instrumento de coleta.  Baseado nisso, foi elaborado um questionário definitivo, aplicado para as meninas e meninos dos respectivos anos escolares, como informado anteriormente. Nos resultados obtivemos os itens a seguir: 1) o que pensam de um(a) cientista, 113 imaginaram um homem e 58 imaginaram uma mulher, e como exemplo, alguns disseram que o(a) cientista estava fazendo nada, e outros, descobrindo alguma coisa nova; 2) o significado de ciência foi associado mais com as disciplinas de biologia, química e física; 3) descobrimos que 105 de 194 alunos, gostariam de participar do projeto no turno inverso da aula; 4) os assuntos que mais gostariam de aprender são: tecnologia e astronomia; 5) os sentimentos que possuem em relação a cada uma das disciplinas que estudam, por exemplo, odeiam mais matemática e amam mais educação física. Espero que os resultados desse questionário ajudem as pessoas a entenderem o que está acontecendo com as meninas, descobrindo o motivo pelo qual elas não têm tanto interesse pelas ciências e ajudem a resolver isso, para termos um futuro com direitos e salários iguais, e acima de tudo mais respeito entre os gêneros e pessoas.

Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior