Análise das tendências em alimentação dos produtos de beneficiados em projeto de extensão

  • Cátia Regina Fritzen Siegle Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Daniele Cassia Simon Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Rafael Alves de Paula Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Natália Dalanhol de Quadros Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Margareth Aparecida Moraes Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
  • Vânia Gisele Bessi Universidade FEEVALE Novo Hamburgo, RS
Palavras-chave: Tendências em alimentação., Food trends., Produtores de Alimentos.

Resumo

As tendências em alimentação e as inovações alinhadas a ela trazem sugestões aos produtores a fim de ampliar sua atenção aos consumidores. São oportunidades e desafios para o produtor adequar produtos, ingredientes, embalagens e processos, com o aumento da atratividade dos produtos, ganhos de competitividade e prosperidade do negócio. Para o consumidor, proporciona acesso a maior variedade e valor agregado ao produto, melhor qualidade e segurança alimentar. O estudo propõe analisar as tendências em alimentação como competências competitivas em produtos produzidos por beneficiados do projeto de extensão Gestão em Empreendimentos que Produzem Alimentos em Pequena Escala da Universidade Feevale. Utilizou-se dados de 2016 a 2019, no total de 83 beneficiados. A metodologia utilizada foi análise documental, a partir dos diagnósticos realizados com os participantes, com abordagem qualitativa. Consideram-se as macrotendências, segundo Brasil FoodTrends 2020. Tendências de Sensorialidade e Prazer surgem na valorização da culinária (refeições caseiras, pratos gourmet), produtos com maior valor agregado (produção artesanal), sabores diferenciados e apelo sensorial (memória afetiva), alimentos exóticos (cogumelo, broto, pitaya, hibisco), produtos de regiões específicas (francesinha, caponata, alfajor, pão de queijo), recuperação culinária regional (pão de mel, geléia, conserva, compota, mocotó), socialização (salgados, doces festivos), harmonização de bebidas (licor, cerveja, café). Diferenciações na Saudabilidade e Bem-Estar: produtos benéficos para a saúde gastrointestinal (iogurte probiótico, vinagre de frutas), produtos para dietas específicas e alergias alimentares (sem glúten e lactose, vegetarianos, veganos), produtos com aditivos e ingredientes naturais (tempero, sal temperado, chá), produtos com maior valor nutritivo agregado (alimentos integrais), produtos orgânicos (pitaya), produtos vegetais (salada, fruta in natura e desidratada). Tendências de Conveniência e Praticidade: pratos prontos (marmita, lanche), produtos pouco processados e fácil preparo (pão, massa, molho, pizza congelada), porções individuais (snack, biscoito), kit para preparo de refeições (risoto desidratado), embalagem à vácuo (congelados). Na Qualidade e Confiabilidade, há a procura por rotulagem informativa, boas práticas de fabricação, padronização de produtos e processos. Como principais tendências observadas, em todos os empreendimentos analisados, há a valorização da produção artesanal e ingredientes naturais. O ‘fazer caseiro’ atrai o público, com grande apelo afetivo. Esses diferenciais são fortes competências competitivas. Há a possibilidade de agregar novas tendências, podendo contribuir em inovações aos produtos, e maior prospecção de seus negócios.

Referências

Madi, Luis, Rego, Luis Amaral. Publicações da Série ITAL Trends 2020: incentivo à inovação e ao empreendedorismo no setor de alimentação.Braz. J. Food Technol., Campinas v. 18, n. 3, p. 258-261, jul./set. 2015. Disponível em
http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.9115.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS – ITAL. Brasil FoodTrends 2020. São Paulo: ITAL/FIESP, 2010. 173 p. Disponível em: www.brasilfoodtrends.com.br.
Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior