Gurias fazendo ciência: planejamento e acompanhamento das ações em uma escola pública de Canoas/RS

  • Alessandra Schallenberger Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Daniela Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: mulheres na ciência, ciência, ciências exatas

Resumo

O baixo número de mulheres em áreas das ciências exatas, engenharias e informática é percebido nos cursos do IFRS – Campus Canoas e também na literatura, como informa a pesquisa feita por Jacqueline Leta, que informa que o número de estudantes do gênero feminino que ingressa em cursos de Engenharias e exatas da UFRJ já é reduzido (LETA, 2003). Araújo (2018) afirma que os fatores que contribuem para essa discrepância são vários e complexos, mas estereótipos culturais têm um peso forte nessa equação. Percebe-se a necessidade de desenvolver alternativas que atraiam as mulheres para as carreiras destas áreas, além de incentivar sua frequência nos cursos. Sendo assim, o projeto “Gurias fazendo ciência” tem como propósito incentivar a curiosidade e o pensar científico de meninas da Educação Básica para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação. Também pretende ampliar a parceria entre a rede pública de educação básica no município de Canoas e o IFRS – Campus Canoas. O projeto teve início em maio de 2019 e está sendo desenvolvido através de reuniões presenciais que acontecem pelo menos uma vez ao mês, além de comunicações virtuais por e-mail e whatsapp entre as professoras e bolsistas integrantes do projeto. Nas primeiras reuniões foi definido o logotipo e também a divulgação na rede social Facebook com a página criada “Gurias fazendo ciência – IFRS Canoas”. A criação do e-mail “guriasfazendociencia@gmail.com” também foi feita, para compartilhar arquivos relevantes ao projeto entre as integrantes do projeto. A instituição escolhida para realização das atividades do projeto foi o Colégio Estadual Jussara Maria Polidoro, localizado no bairro Guajuviras, na cidade de Canoas- RS. As turmas definidas para participação do projeto são as turmas de 9° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, com o objetivo de incentivar estas jovens ao ingresso nos cursos técnicos integrados ou cursos superiores do IFRS e de outras instituições. No mês de junho foi elaborado um questionário de diagnóstico para aplicação na escola, com objetivo de segmentar as atividades (por áreas) que seriam planejadas e também verificar o interesse e disponibilidade da participação nas atividades por parte das alunas. O questionário foi aplicado  24/06/2019. Com o resultado do questionário, foram elaboradas as datas e atividades de acordo com a área de atuação de cada professora, juntamente com bolsistas e voluntárias. Na segunda semana do mês de agosto foi feita a divulgação do projeto junto às turmas na escola parceira. As atividades do projeto serão realizadas  nas quintas-feiras à tarde, a cada quinze dias. O início previsto é setembro de 2019, com duas atividades distintas mensais, até final de novembro. Serão atividades de química, engenharia, matemática e informática, bem como visita à IFCITEC e debates sobre o papel da mulher na ciência e tecnologia. Com o desenvolvimento deste projeto pretende-se despertar o interesse e incentivar o ingresso e permanência das mulheres nestas carreiras. Espera-se também que ao promover o debate, haja reflexão e consciência do papel da mulher na ciência e posicionamento no mercado de trabalho em profissões tipicamente do gênero masculino.

Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível superior