Pátio de Experimentos

  • Melissa Reolon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas RS.
  • Marcos Daniel Schmidt de aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas RS.
  • Otávio Simões Mano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas RS.
  • Erico Kemper Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas RS.
Palavras-chave: Integração de áreas do conhecimento, Sustentabilidade, Desenvolvimento de projetos

Resumo

O Pátio de Experimentos é um projeto de ensino do IFRS campus Canoas que tem como principal objetivo o desenvolvimento de obras,  ações,  experimentos e protótipos que integram temas como sustentabilidade, tecnologias e ciências da natureza.  Atualmente as propostas em desenvolvimento são uma estação meteorológica, um relógio de sol equatorial, a pintura de uma rosa dos ventos no chão do pátio da instituição e o uso da água da chuva nos vasos sanitários dos banheiros. A estação meteorológica faz diferentes medições climáticas, como de temperatura, umidade, velocidade do vento, entre outras, dentro do próprio campus Canoas. Há a pretensão de que futuramente ela disponibilize seus dados climáticos em um link no site oficial da instituição. Assim, serve também para integrar diferentes áreas do conhecimento no seu desenvolvimento e utilização, além de enriquecer os recursos educacionais e didáticos do IFRS Canoas. A estação meteorológica é controlada por Arduino, um microcontrolador programável em linguagem C++, e suas medições são feitas por diferentes sensores eletrônicos conectados a ele. Atualmente sua estrutura externa, assim como alguns instrumentos estão sendo desenvolvidos de forma artesanal,  mas pretende-se imprimir alguns instrumentos de medições na impressora 3D da instituição. Além disso, o Pátio de Experimentos está desenvolvendo e executando a construção de um relógio de Sol do tipo equatorial dentro do campus. O Relógio de Sol é um instrumento muito importante nos estudos de astronomia,  geografia,  física e matemática,  permitindo a observação do real movimento do Sol durante o ano e durante o dia. Um exemplar será feito em concreto e granito dentro do pátio do instituto e ao seu lado, no chão será pintada uma rosa dos ventos, assim, melhorando a eficiência e aumentando a precisão das observações do relógio. No atual momento o projeto possui um protótipo deste em madeira. Outra parte do projeto é a obra com as cisternas que permitem o aproveitamento da água da chuva nas descargas dos banheiros. Consiste-se em coletar, filtrar armazenar e encaminhar essa água para os vasos sanitários dos prédios da instituição.  O projeto eletro-hidráulico, assim como o armazenamento e uso da água já estão concluídos nos quatro pontos de coleta propostos e todos estão funcionando devidamente, então o objetivo atual é o levantamento de dados sobre a eficiência desta obra na economia de água do campus e também sua manutenção. Através de todas estas ações, o Pátio de Experimentos contribui para a geração de um IFRS cada vez mais sustentável e também proporciona a integração de diferentes cursos e áreas do conhecimento. Este projeto fornece ações de ensino, pesquisa e extensão, formando assim um ambiente de estudos e pesquisas envolvendo toda a comunidade acadêmica.

 

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio