Projeto indissociável de Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica 2019

o entretecer da educação com a cultura.

  • vitor silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Romir Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: cultura, ferramenta pedagógica, história em quadrinhos, HQs, Projeto Indissociável

Resumo

Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura O Projeto Indissociável “Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica: o entretecer da educação com a cultura”, está vinculado ao Programa Oficinas Permanentes de Cultura e se origina das oficinas sobre narrativa gráfica oferecidas no Campus Canoas do IFRS, desde 2011. O Projeto compreende as Histórias em Quadrinhos como uma linguagem artística que articula códigos visuais e verbais em uma lógica sequencial que permite o desenvolvimento de narrativas específicas. Ao localizar as Histórias em Quadrinhos no conjunto de relações entre suas diferentes dimensões – como forma de linguagem, como produto cultural e como expressão artística – o projeto busca superar o vínculo entre as narrativas gráficas com estágios iniciais de leitura ou com o mundo infanto-juvenil. O projeto articula dimensões de ensino, pesquisa e extensão por meio do desenvolvimento de atividades diversas e complementares para públicos variados e envolvendo diferentes instituições. Na dimensão da Extensão, foi realizado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Canoas, o curso “Alfabetização em Histórias em Quadrinhos”, com 20h, para educadores das redes do município e prevista a “Oficina Básica de Histórias em Quadrinhos”, com 6h, na EMEF Sete de Setembro, em Canoas. A dimensão do Ensino está contemplada de duas formas principais: (i) na qualificação do trabalho desenvolvido nas redes escolares com a apropriação da linguagem e do uso pedagógico dos quadrinhos pelos educadores que participam dos cursos oferecidos; e (ii) no desenvolvimento de competências cognitivas e psicossociais pelos estudantes do Campus que participam dos encontros semanais da Oficina de História em Quadrinhos. A dimensão da Pesquisa está fundamentada na constituição de um grupo de investigação que será responsável por sistematizar os aprendizados construídos pelos diferentes sujeitos envolvidos, aprofundar temas relativos à linguagem dos quadrinhos e seu desdobramento nos processos de ensino e aprendizagem. Espera-se, dessa forma, promover o debate sobre as Historias em Quadrinhos e suas potencialidades como ferramenta pedagógica, contribuindo, desta forma na consolidação do IFRS-Canoas como importante espaço na produção cultural do Município.

 

Publicado
2019-11-29
Seção
[EXTENSÃO] Resumos nível médio