Esportizando

  • Rycherd Fernandes Dionizio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas RS.
  • Arthur Piasson Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas RS.
  • Bruno de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas RS.
  • Leila Castillo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, Canoas e RS.
Palavras-chave: atividades físicas, inclusão, qualidade de vida na escola.

Resumo

O Projeto ESPORTIZANDO propõe aos estudantes e às estudantes do IFRS Campus Canoas a oportunidade de ampliar seu vocabulário motor através de vivências de modalidades esportivas e corporais diversas. A ideia do nome é provocar a curiosidade e o interesse em querer praticar atividades físicas  ou corporais de forma constante. ESPORTIZANDO quer oportunizar que os estudantes e as estudantes se mantenham ativos para além do horário das aulas de educação física e assim venham a perceber a conquista de hábitos de saúde para a melhoria da qualidade de vida. Faz parte da metodologia do projeto desenvolver as atividades físicas em nível de iniciação, treinamento e recreação, bem como a participação em eventos esportivos promovidos pelo projeto, pelo IFRS ou ainda aqueles externos à instituição Tem-se, em âmbito social, o objetivo de estimular a inclusão de estudantes no ambiente do IFRS, promovendo atividades com atenção maior para práticas em conjunto entre todos os participantes do projeto, priorizando vivências coletivas com interação, mas sem excluir as individuais, principalmente as já vivenciadas no campus, como ping-pong e xadrez. O Projeto Esportizando se propõe a desenvolver a disciplina, postura, respeito, autoconhecimento, alteridade, trabalho em equipe, habilidades de socialização e, finalmente, disponibilizar momentos de lazer que também propiciem um aprendizado fundamental para o desenvolvimento social, emocional e profissional dos participantes. Cabe salientar que na rotina diária de estudantes do IFRS campus Canoas, existe um grau de exigência bastante elevado no que diz respeito ao rendimento escolar e acadêmico. Sendo assim, o projeto também quer disponibilizar que estudantes tenham horários para realizarem atividades prazerosas, lúdicas, recreativas e ao mesmo tempo formativas, que poderão proporcionar momentos de distensionamento emocional, de forma a aliviar a carga diária já recebida. Sabe-se que a prática regular de atividade física tem sido um elemento importante no combate ao stress e depressão, principalmente na população mais jovem. Utilizando momentos de treinos e atividades voltadas ao esporte e à dança, busca-se obter durante o ano letivo o aumento do interesse e de interação dos participantes com o mundo esportivo e com uma vida de saúde e atividades físicas regulares, independente da presença ou ausência de experiências anteriores com tais práticas, porte físico ou gênero, além de um sentimento de pertencimento na instituição.

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio