Leitura

interpretação e autoria na educação básica

  • Maryana Lemos de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Gláucia da Silva Henge Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
  • Débora Wiatroscki de Alexandre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas. Canoas, RS
Palavras-chave: leitura, autoria, interpretação, educação básica

Resumo

O projeto de pesquisa “Leitura: interpretação e autoria na educação básica” busca promover e aprimorar as habilidades de leitura e escrita no ensino médio, investigando quais as principais práticas didáticas utilizadas no ensino de português na educação básica, para que sejam discutidas e analisadas de forma crítica. Como percebemos em nosso cotidiano, há inúmeros problemas com relação à leitura e interpretação, sendo verificados não apenas no Ensino Médio, mas ao decorrer de toda trajetória vital dos indivíduos.  Portanto, o ciclo deve estar sempre em concordância: ler, interpretar e escrever bem. Diante disso, o projeto possui uma ampla importância, pois pretende investigar e propagar o desenvolvimento desse ciclo de forma proveitosa. É importante ressaltar também nossos interesses com esse projeto, que são: entender melhor porque esses índices de leitura estão muito abaixo de um nível desejável, o porquê dos alunos não se interessarem, o que as escolas estão fazendo para mudar isso, como os livros didáticos se encaixam nessa dinâmica, como as escolas públicas estão revertendo essa situação e procurar meios que possamos atuar para que não se torne mais precário do que já está. O projeto está na sua etapa inicial, em que os estudos estão sendo iniciados na área teórica que fundamenta a pesquisa, denominada Análise de Discurso Pecheutiana. Essa teoria prioriza os sentidos do texto, suas relações com os sujeitos envolvidos e as condições de produção. Metodologicamente, iniciou-se o estudo e revisão da teoria sobre texto e discurso, focando nos processos de interpretação e autoria; seguido da coleta de dados (qualitativos e quantitativos) em escolas da rede municipal e estadual parceiras com o intuito de apresentar um estado da arte atualizado acerca do tema proposto. Já foi realizada uma consulta ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de descobrir quais são os livros de língua portuguesa mais distribuídos no ensino médio, e uma pesquisa na internet para identificar quais são os websites existentes que possam auxiliar docentes e discentes nos processos de ensino e aprendizagem. Esses materiais (livros e websites) serão analisados e serão feitas entrevistas a profissionais e alunos. Ao longo da pesquisa serão realizadas oficinas de reflexão teórico-práticas para docentes de língua portuguesa pertencentes à rede pública, criando um espaço de partilha e divulgação das descobertas. Além disso, serão elaborados e publicados materiais didáticos, que estimulem a leitura, a interpretação e autoria nos estudantes Até o presente momento, já constatamos que, segundo pesquisas atuais, o brasileiro lê em média apenas 2,43 livros (Retratos da Leitura no Brasil, 2016) e que os estudantes brasileiros apresentam um desempenho em leitura abaixo da média, quando comparado ao de estudantes de outros países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2016), porém os resultados evidenciados pelos estudantes da rede federal de ensino revelam um desempenho muito acima dessa média, o que permite a investigação de práticas de sucesso. 

Publicado
2019-11-29
Seção
[Pesquisa] Resumos nível médio