Lendo matemática:

intervenções no processo de interpretação de textos

  • Luís Henrique Leiria Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Restinga, Porto Alegre RS.
  • Bruno Moisés Amaro Cegielski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Restinga, Porto Alegre RS.
  • Victoria Moraes Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Restinga, Porto Alegre RS.
  • Gabriela Fontana Abs da Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Restinga, Porto Alegre RS.
Palavras-chave: Leitura, Compreensão, Matemática

Resumo

A leitura e a interpretação de enunciados referentes a problemas matemáticos têm sido um grande obstáculo para muitos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do IFRS - Campus Restinga. Essa dificuldade acarreta na não resolução dos problemas propostos na disciplina de matemática, o que interfere diretamente no processo de aprendizagem dos conteúdos subsequentes, já que há uma defasagem nos conhecimentos de base. Por esse motivo, este projeto visa ao auxílio desses estudantes por meio de atendimentos semanais. Para tanto, foram elaboradas sequências didáticas que desenvolvam e aprimorem a compreensão leitora de textos e de enunciados frequentemente utilizados nessa disciplina. Essas sequências foram implementadas nos atendimentos e, por fim, houve a análise dos resultados das intervenções. Inicialmente, os professores de matemática das turmas do primeiro ano do Ensino Médio foram consultados sobre as principais dificuldades que os alunos apresentavam em suas aulas e a compreensão de enunciados foi apontada como algo a ser trabalhado. Haja vista essas informações, foram realizadas diversas reuniões entre bolsistas e orientadora, a fim de discutir os motivos desses impasses e o que poderia ser feito para superá-los. O modelo de aula que foi escolhido para os atendimentos é composto por três partes: pré-leitura (alguma breve atividade realizada antes da leitura principal, que tenha a ver com o tema que será trabalhado na respectiva aula); leitura (normalmente um texto que contenha dados quantitativos); e, por último, pós-leitura (composta por questões a serem respondidas ao final). Os encontros semanais ministrados pelos bolsistas tem duração de uma hora e iniciaram em agosto, acontecendo nos horários entre-turnos. Os alunos participantes indicados pelos professores de matemática foram divididos em grupos e cada um desses grupos tem um horário específico de atendimento na semana. Durante a realização das atividades, os bolsistas buscam auxiliar os estudantes indicando estratégias de leitura que podem ajudá-los a resolver a questão, além de mostrá-los, depois das dicas, possíveis caminhos para a resolução. De acordo com o retorno de cada aluno, é possível identificar qual a forma mais eficiente de explicar determinado conteúdo para o mesmo. Com relação aos conteúdos de matemática, foram identificados problemas no reconhecimento de classes numéricas, na escrita de números por extenso e na solução de frações e divisões. Definir esses conteúdos contribuiu para a preparação das atividades posteriores e, consequentemente, para melhorar a metodologia de ensino usada nos atendimentos.

Publicado
2019-11-29
Seção
[Ensino] Resumos nível médio