A perspectiva da gestão educacional e as suas implicações quanto a sua articulação nos institutos FE

  • Betina Isabel Henz Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre
  • Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre

Resumo

A presente pesquisa analisa como se dá a política de expansão dos múltiplos campi da Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica por todo território nacional e a sua Gestão Educacional com o principal objetivo de, analisar os desdobramentos na prática de gestão da política de expansão desta Instituição e das práticas de gestão educacional, a fim de desvelar o que ambas trás em para o cotidiano dos institutos federais. Assim, no primeiro momento se deu a apropriação dos referenciais teóricos básicos. No segundo, ocorreu a construção e a aplicação de um questionário estruturado, aplicado para determinados gestores da Rede. E seus resultados exigiram um tratamento quanti qualitativo. Assim sua análise se dividiu em três momentos: o primeiro referiu-se à leitura das respostas, o segundo a descrição das respostas e o terceiro refere-se à análise crítica dos dados obtidos. Um dos resultados que mais nos chamou atenção foi este, nos questionamos sobre o que cada um define que seja qualidade educacional, para cada gestor. As respostas que mais se destacaram foram: que a qualidade educacional se dá a partir de que o aluno seja capaz de incluir-se no mercado de trabalho; outros entrevistados não definiram o seu entendimento; já, outros trazem a compreensão da construção do cidadão, um sujeito histórico, com capacidade para compreender o que acontece ao seu redor. E a partir disso, questionamos se mesmo com a expansão da Rede dos Institutos Federais devem manter as suas propostas de qualidade educacional. E baseado nisso, perguntamos se isso era possível, e as respostas foram: 75% dizem que é possível, nestas condições existir qualidade educacional e o restante acredita que não. A pesquisa tem como fim ver se esta nova proposta apresentada pelo governo federal, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os quais devem voltar seu olhar para a Inclusão Social, por propiciar oportunidades de crescimento para as classes menos privilegiadas, se efetiva na prática por meio de uma gestão educacional consciente de seu papel para a sociedade. Através do questionamento dessas práticas cotidianas de gestão (formação do gestor, órgãos de gestão, ações realizadas), tendo como base o referencial constituído pelos autores e com os dados advindos da pesquisa poderemos promover o debate e a consciência crítica.

 

Palavras-chave: educação; gestão democrática.
Publicado
2014-07-16
Seção
[Pesquisa] Resumos nível superior